terça-feira, 9 de junho de 2009

E.E.E.F.TUPANCIRETA


























TUPANCIRETA/2009


Projeto: Sala Digital


Escola: E.E.E.F.TUPANCIRETÃ


Localização: Tupanciretã


CRE: 9ª


Direção: Nediara Silva Cazarotto


Responsável pelo Laboratório de Informática:
Rogerio Pretto Carnelosso

Público Alvo: Comunidade Escolar



Período de Execução: Ano letivo













JUSTIFICATIVA



A escola como formadora de cidadãos quer proporcionar aos nossos educandos possibilidades de obter novas formas de aprendizagem, visando com isto, despertar a curiosidade e o gosto por novas informações de tecnologias.
Faz-se necessário estabelecer novas relações educativas que contribuam para a formação de um ambiente escolar facilitador ao acesso às novas tecnologias como forma de informação e formação.
Com vistas a atender e subsidiar as ações dinamizadas nos processos de ensino-aprendizagem, a Sala Digital reforça seu papel como uma ferramenta de apoio e enriquecimento das ações desencadeadas no cotidiano escolar, contribuindo para a concretização e construção de novos conhecimentos.
















OBJETIVOS





OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao educando a pratica de uma atividade educativa voltada para o raciocínio lógico, durante o processo de ensino-aprendizagem, através da possibilidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação facilitando a construção do conhecimento.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Introduzir noções teóricas e práticas de informática, com referência a Internet e uso do computador.

· Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação de ambientes digitalizados .

· Estimular a pesquisa via Internet de modo a esclarecer quanto ao uso dos recursos disponibilizados, orientando a seleção das informações acessadas quanto a sua relevância.

· Proporcionar o uso da Internet e do computador como ferramentas de apoio ao desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula.



· Promover a inclusão digital através dos recursos da informática com o desenvolvimento de habilidades voltadas para o manuseio de software, tendo como objetivo a sua utilização nas relações de estudo, pesquisa e trabalho.

· Contribuir para a qualificação e atualização de todos os segmentos da comunidade escolar através do acesso a Internet como meio de formação, informação e comunicação.

· Oportunizar aos professores o acesso à informações atualizadas pertinentes às suas áreas de conhecimento contribuindo para a inclusão de metodologias diversificadas e inovadoras no desenvolvimento de sua práxis pedagógica.

· Proporcionar através de softwares e jogos educativos, bem como objetos de aprendizagem, a aquisição das ferramentas básicas para a alfabetização e o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e dos conceitos matemáticos.

· Proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, do raciocínio lógico, da concentração e da auto-confiança através da utilização de jogos educativos.















DESENVOLVIMENTO


· A Sala Digital atenderá de segunda-feira á quinta-feira pela parte da manhã

· Será disponibilizado o acesso à Internet a toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, sendo prestado atendimento quanto aos procedimentos de sua utilização como fonte de pesquisa e comunicação.

· Serão fornecidas orientações e assessoramento para a utilização do computador como digitação, organização e montagem de aulas trabalhos, pesquisas, etc.

· A Sala Digital disponibilizará horários para os professores ministrarem aulas referentes aos conteúdos do seu componente curricular, sendo assessorados pelo professor do laboratório. Os horários serão previamente agendados.

· Serão desenvolvidos projetos de aprendizagem colaborativa através do Portal Educarede e outros ambientes que atendam aos objetivos pedagógicos dos professores.

· As séries iniciais do ensino fundamental terão atendimento em horário de segunda e terça-feira no turno da tarde. Sendo que, as atividades desenvolvidas serão planejadas e aplicadas pela professora da turma em conjunto com professoras responsáveis pelo laboratório.

· Serão assessorados os setores da escola como financeiro, supervisão, direção, biblioteca, e outros.





AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma sistemática através da observação e acompanhamento do uso da Sala Digital e da satisfação de todos os segmentos que usufruem desse espaço.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

dados de apresentação

Professor orientador: Rogerio Carnelosso
O laboratorio possui 10 maquinas novas com sistema operacional linux, sem acesso a internet.
A sala esta pronta, com todo o mobiliario e tambem um climatizador de ar.
Por enquanto não é utilizado.